quarta-feira, 22 de agosto de 2012

PELA 10ª VEZ CONSECUTIVA SORRISO ESTARÁ NA OLIMPÍADAS ESCOLARES



O ano era 2003 e Sorriso se faria presente pela primeira vez numa edição das Olimpíadas Escolares Brasileiras, na época ainda se chamava JEB’s ( Jogos Estudantis Brasileiros) e era disputado em apenas uma categoria. A competição chegava a sua 25ª edição e foi disputada em Brasília-DF.

Começava naquele momento uma história de participações e conquistas em eventos nacionais de grande porte.

“Lembro até hoje de como era difícil montar equipes em Sorriso, pois ainda dependíamos de um trabalho limitado, ainda não existia um trabalho grande no município e a montagem das equipes dependia do trabalho de alguns professores ” comenta o prof. Cristiano Fripp. A equipe era formada por atletas formados na escola e alguns de escolinhas. Atletas como Felipe Rossato, Yuri Schneider, Diego Maculan, Rodrigo Carvalho, Gabriel Marchioro, Douglas Brito, Cristian Isidorio, entre outros, participaram desta edição e abriram as portas para que outros atletas viessem a participar da competição. Cristiano lembra que era muito difícil, “ na época tínhamos que pagar o transporte para a equipe até a Cuiabá, tivemos que pedir patrocínio para conseguir ir” comenta.

Já na sua segunda participação Sorriso, em 2004 novamente em Brasília-DF, através do Colégio Vinícius chegou a “maior conquista de Sorriso” segundo Cristiano, isso porque na época era tudo muito difícil, “mais uma vez tivemos que buscar patrocínio para ir até Cuiabá, chegamos a vender uma carga de calcário que tínhamos ganhado de um empresário de Nobres”, ali se destacaram atletas como Renan de Andrade, Anderson Silvestro, Cristian Isidorio, Wesley Fripp, Leandro Silva, Nayon Silvano, Darlon Carlot, Bruno Roberto Silva, entre outros.


A partir desta conquista Sorriso voltou a uma final mais 7 vezes, sendo prata em 2007 e 2008 e ouro nas edições de 2009, duas vezes em 2010 e 2011.

Em 2007 e 2008 Sorriso chegou a final com muita dificuldade, era a geração de atletas muito talentosos  como Raul Campos, Renan de Andrade, Marcos Lodi, Anderson Silvestro,  Leandro Silva, Willlian Teza, Darlon Carlot, Thiago Ribeiro, Bruno Roberto da Silva, entre outros. Em 2007 a competição foi realizada em João Pessoa-PB e a prata venho depois da final contra o Rio de Janeiro e em 2008, novamente em João Pessoa-PB a prata venho após a final contra o Paraná.

Em 2009 pela primeira vez na história um escola vence as duas categorias no mesmo ano. Desta vez não teve pra ninguém e de forma invicta Sorriso levou o ouro nas duas categorias “A” e “B”.Na Categoria “B” (atletas até 14 anos) em Poços de Caldas-MG Sorriso venceu todos os jogos e na final vitória contra a Paraíba, com destaque para atletas como Alessandro Vargas, Douglas Lagemann, Wellington Rosário, Dionilson Junior, Patrik Lemos, Lucas Silva, Vitor Ferronato, Bruno Silva, Valdemir entre outros.

Na  Categoria “A” (atletas até 17 anos)disputada em Londrina-PR, foram 5 jogos e cinco vitórias e na final vitória contra a Paraíba. Destaques na época eram  os atletas Diego Lago, Alan Silva, Wesley Fripp, Dionatan Schwade, Dionatan Fernandes, Orlando Silva, Mike Jucoski, Iago Balestrin, Felipe Martini, Paulo Amaral, entre outros.

Em 2010 pelo segundo ano consecutivo 2 ouros, mais uma vez Sorriso conquista as duas categorias.
Na categoria “B” a competição foi disputada em Fortaleza-CE e a geração que contava com atletas como Patrik Lemos, Leonardo Baptista, Lucas Fellis, Wellington Rosario, Matheus Silveira, Matheus Fiori, Matheus Denti, Igor Toniazzo, mais uma vez título conquistado de forma invicta com 5 vitórias sendo a final contra Santa Catarina.
Escolinha - onde tudo começa
Na categoria “A” disputada em Goiânia-GO mais um titulo invicto, com 5 vitórias sendo a última contra o Minas Gerais. Essa geração contou com atletas como Cleber de Andrade, Alan Silva, Mike Jucoski, Dionathan Schwade, Orlando Silva, Paulo Amaral, Maikon Rosário, Wallison, Naitson Rosseto, Wesleu Iung, entre outros.

Em 2011 mais um ouro, conquistado em Curitiba-PR, a geração de atletas como Cleber de Andrade, Maikon Rosário, Wallison, Naitson Rosseto, Wesleu Iung, Douglas Lagemann, Patrik Lemos, Jonathan Feistel, Lorni Quinchini, entre outros, encerraram a competição com 5 vitórias e a final foi contra o Espirito Santo.

Nesses 10 anos de participação de Sorriso nas Olimpíadas Escolares Brasileiras foram 8 finais e 6 ouros, uma seqüência que nenhuma outra equipe do país conseguiu até hoje. Além disso venho também a presença em 5 Campeonatos Brasileiros de Clubes e também a participação em Campeonatos Internacionais sendo Campeão Pan-americano em 2010 e vice-campeão do Jogos Desportivos da CPLP em Portugal.

segunda-feira, 20 de agosto de 2012

Meninas de Sorriso derrotam Cáceres e ganham estadual de Handebol 2012

quinta-feira, 09 de agosto de 2012



A Olimpíada Estadual Escolares – Categoria B – 12 a 14 anos de idade - não poderia ter sido melhor para as meninas de Sorriso que derrotaram a equipe de Cáceres na finalíssima e sagraram-se Campeãs Estaduais temporada 2012, carimbando o passaporte para a etapa Brasileira que será disputada na cidade mineira de Poços de Caldas, no mês de setembro.

Mas não foi assim tão simples. Tanto que depois de abrir logo no inicio do jogo a diferença de seis gols – 6x0 – a primeira etapa terminou com apenas um gol de Sorriso na frente – 11x10. Foi na segunda etapa que a equipe se soltou mais, corrigiu posicionamento da defesa e teve melhor aproveitamento nos ataques e terminou com cinco gols a frente – 25x20 – sagrando-se assim campeã de Mato Grosso e com a vaga assegurada para o Brasileiro da categoria.

“Não foi bem o que se esperava, mas final é final, todo mundo cresce e prevaleceu a força das meninas, dos pais que vieram torcer e enfim é o fruto de muito trabalho e acho que este foi o ponto principal", comentou o técnico e professor Jordani. A equipe de Sorriso, saiu da competição de forma invicta, depois de uma primeira fase brilhante e a passagem pelas quartas de finais e semifinais – contra Sinop – o time subiu de produção gradativamente.
“Enfrentamos uma equipe de muito bom porte físico e muita técnica e o que nos deu esta diferença no placar foram os contra-ataques que saíram na hora certa, mas o time de Cáceres é muito bom, ganhamos de uma grande equipe”, valorizou Jordani.

Faltando um mês para a competição nacional, o treinador destaque vai aproveitar este período para aprimorar ainda mais a equipe. “Estamos bem fisicamente e vamos sim dar um toque a mais e sair com maior rapidez para os contra golpes é isto que vamos fazer", comentou o professor.
Time de Sorriso ganha invicto titulo Estadual dos Jogos Escolares de Handebol


A equipe da Escola Vinicius de Moraes de Sorriso conquistou mais um titulo invicto dos Jogos Escolares de Mato Grosso 2012, ao derrotar a equipe de Nobres pelo placar de 23 x 20, na finalíssima disputada no Ginásio de Esportes São Cristóvão em Sinop.

A equipe comandada pelo professor Cristiano Fripp, esbarrou na boa marcação do time da Escola Fabio Farias da cidade de Nobres e a diferença nunca passou de quatro gols – 20x16 e 23x19 – no finalzinho da partida. Outro ponto forte da equipe de Nobres é a força física que teve que ser superada assim como a arbitragem que insistia em dar dois minutos para jogadores do Vinicius de Moraes e ignorava várias faltas cometidas pela equipe adversária. Tanto que com menos de dez minutos de jogo o técnico sorrisense já havia recebido cartão amarelo, por reclamação contra a arbitragem.

A entrega da premiação para a equipe de Nobres foi um choro só. “Temos sim muitas dificuldades de fazer handebol lá – Nobres – pela falta de estrutura, falta ginásio para treinar, mas reconhecemos o potencial da equipe de Sorriso que está de parabéns e mereceu ganhar”, comentou o técnico.

Já Cristiano Fripp procurou valorizar a força da equipe adversária e lógico que enaltecer aos atletas que souberam assimilar a voz de comando e no final, mesmo com um placar bem atípico das partidas da primeira fase e semifinal – foram sempre mais de dez gols de diferença – o time chega a este título de forma invicta e com vaga garantida para Campeonato Brasileiro eu será disputado em Poços de Caldas – MG no mês de setembro.

“Vamos intensificar os treinamentos, precisamos mais força física por que Brasileiro sempre é muito mais difícil e vamos traçar nossas metas que é chegar entre os quatro e depois brigar pelo titulo como já fizemos em outras oportunidades”, comentou o técnico Cristiano Fripp. Para o secretário municipal de Esportes de Sorriso, Junior Brandão que acompanhou todas as finais disputadas por Sorriso, “A cidade cresce e mais oportunidade de material humano vão surgindo e nossos profissionais sabem buscar o talento tanto de meninos como de meninas, por que esta equipe deverá ficar por tempo jogando junto em competição de relevância como um Brasileiro e isto projeta nossa cidade não somente no cenário estadual, mas principalmente no âmbito nacional”, encerrou.

Sorriso: Handebol é prata nos Jogos Desportivos dos Países da Língua Portuguesa

                                 
A equipe de handebol masculina de Sorriso fez bonito na oitava edição dos Jogos Esportivos dos Países da Língua Portuguesa, em Mafra - Portugal, e trouxe para Mato Grosso uma medalha de prata, conquistando o segundo lugar. Depois de ter derrotado Angola, São Tomé e Príncipe, e Moçambique, a equipe chegou a semifinal da competição contra os donos da casa, Portugal, sendo superados por 27 pontos a 26 no final. Os jogos iniciaram no dia 20 de junho e encerraram no dia 15 de julho.


Os jogadores, alunos da Escola Vinícius de Morais, representaram o Brasil na competição que é disputada por seleções nacionais, com apoio da Federação de Handebol de Mato Grosso e também da Secretaria de Estado de Esporte e Lazer (Seel). O técnico do time, Cristiano Fripp, lembrou que o apoio é de fundamental importância, porque viabiliza a locomoção da equipe, que é muito cara, e não poderia ser realizada sem ajuda.
Formado por atletas da categoria A (até 16 anos) o time tem ainda cinco jogadores em processo de aprovação para o programa Bolsa Atleta, da Seel, que custeia gastos com aquisição de uniformes, materiais esportivos, viagens e hospedagem. Dentre eles está Lucas Teles, Alessandro Vargas e Patrick Lemos, que segundo o jornal português Desporto, foi quem mais marcou em sua equipe até a semifinal (12 pontos).
O técnico da Seleção de Hadebol, Cristiano Fripp. ressaltou que "os atletas tiveram alguns meses de preparo e depois de terem ter percorrido os quase 16.000 km que separam o Brasil de Portugal, os garotos, que partiram de Sorriso, chegam a Cuiabá, trazendo para o Estado a segunda colocação nos jogos e com a recompensadora medalha, que orgulha a sua cidade e o Estado", disse.

Handebol masculino de Sorriso vai representar o Brasil em Portugal

Time conquistou vaga após desempenho em Olimpíadas Escolares. Competição internação está programada para julho deste ano.

Por GLOBOESPORTE.COM Cuiabá, MT
Comente agora
Handebol de Sorriso (Foto: Divulgação)
Time embarca no dia 4 de julho para Portugal.
(Foto: Divulgação)
 
O handebol masculino de Sorriso vai representar o Brasil nos jogos desportivos da Comunidade dos Países da Língua Portuguesa (CPLP), que será realizado entre os dias 7 e 15 de julho deste ano no Distrito de Mafra, em Lisboa, capital de Portugal. O time conquistou o direito de representar o país durante a realização das Olimpíadas Escolares Brasileiras no ano passado em Curitiba (PR).
saiba mais
No evento, o clube conquistou pela terceira vez consecutiva o título. Além do Brasil, participam da competição oito países pelas seguintes modalidades: atletismo, tênis, basquetebol, vôlei de praia, futebol de campo e handebol. A delegação do time do Norte de Mato Grosso deve ser composta por mais de 100 pessoas.
O embarque do grupo está programado para o dia 4 de julho. O evento é disputado por atletas até 16 anos. A previsão é reunir mais de mil participantes no evento.
Para o presidente da Federação de Handebol de Mato Grosso, Silvio Borges, a participação dos estudantes do estado nos jogos é de extrema importância para a realização dos alunos no atletismo, além do crescimento pessoal.
- Com certeza estar participando da competição é uma oportunidade imensurável na vida de cada um desse jovens - destacou.

domingo, 19 de agosto de 2012


Handebol de Sorriso vence Jogos Regionais Matogrossenses pelo 8° ano consecutivo


As equipes masculina e feminina de Sorriso venceram na última semana os Jogos Regionais Matogrossenses que reuniram as melhores equipes da região norte do estado em Sinop.
 
Os meninos conquistaram o octa-campeonato pelo oitavo ano consecutivo, já as meninas, brilharam com o bi-campeonato.


Na final masculina, Sorriso venceu, sem dificuldades, a equipe de Sinop com uma diferença de 27 gols, confirmando o favoritismo. A equipe sorrisense feminina, que também disputou a final com Sinop, derrotou as anfitriãs com diferença de 08 gols.


Agora os vitoriosos participam da fase estadual da competição no mês de novembro na cidade de Canarana.