sexta-feira, 1 de fevereiro de 2013

SORRISO É TETRA-CAMPEÃO DA OLIMPÍADAS ESCOLARES

Equipe do Mato Grosso vence o Espírito Santo por 23 a 20 e conquista o tetracampeonato nas Olimpíadas Escolares, de 15 a 17 anos, em Cuiabá

Por Ana Carolina Fontes (globoesporte.com) Direto de Cuiabá, MT
 
Um jogo para inspirar. De um lado, os estudantes do Vinicius de Moraes, colégio que leva o nome do poeta, compositor, sambista e criador da bossa nova, ao lado de outros gênios como Tom Jobim e João Gilberto. Do outro lado, os representantes da escola Castro Alves, uma homenagem a um dos mais brilhantes romancistas do Brasil, também conhecido como "cantor dos escravos" pelo seu entusiasmo diante das grandes causas da liberdade e da justiça. As instituições de ensino têm como marca registrada o incentivo à cultura, ao esporte e à história do país. Finalistas no handebol das Olimpíadas Escolares, os times masculinos proporcionaram ao público do ginásio Aecim Tocantins, em Cuiabá, um duelo de fortes emoções. Quem levou a melhor foram os meninos do Vinicius de Moares, do Mato Grosso, que venceram os capixabas do Castro Alves por 23 a 20 e conquistaram o tetracampeonato em casa.
- Foi muito bom vencer o título contra uma equipe tão forte como a do Espírito Santo. Foi uma superação, tivemos muitos jogadores machucados, estávamos cansados, enfrentamos times velozes, mas a união fez a força e cada um deu o seu melhor - disse João Ribeiro, que marcou sete gols na final.
João Ribeiro comemora gol na vitória do Vinicius de Moraes sobre o Castro Alves no handebol das Olimpíadas Escolares (Foto: Fernando Soutello/AGIF/COB)João Ribeiro comemora um de seus sete gols na decisão do handebol (Foto: Fernando Soutello/AGIF/COB)
Medalhista de prata no torneio estudantil, Ricardo Oliveira Saverginini, de 16 anos, destaca que faltou atenção aos alunos do Castro Alves.
- Eu sei que vontade de ganhar não faltou, mas cometemos erros bobos, que prejudicaram o nosso desempenho - disse o atleta, que participou recentemente de um sarau literário na escola, onde declamou um discurso de Castro Alves sobre a Independência do Brasil.
Segundo ele, os saraus são práticas comuns no colégio, que tem como lema os ideias "liberdade, igualdade e fraternidade" e incentiva a leitura de seus estudantes. Fã do escritor Daniel Defoe, autor do romance "Robinson Crusoe", que conta a história de um náufrago que passou 28 anos em uma remota ilha tropical próxima a Trinidad, encontrando canibais, cativos e revoltosos, Ricardo Saverginini adorar ler. Sua matéria favorita é história, mas ele pensa em cursar farmácia, já que também gosta de química e biologia.
Time Vinicius de Moraes campeão das Olimpíadas Escolares no handebol (Foto: Fernando Soutello/AGIF/COB)
Alunos do Vinicius de Moraes, campeões no handebol

do torneio escolar (Foto:Fernando Soutello/AGIF/COB)
O Colégio Vinicius de Moraes, por sua vez, promove feiras culturais, estimulando os alunos a realizarem pesquisas e projetos. Além disso, tem garimpado atletas de outras cidades e estados, como Primavera do Leste (MT), Campo Verde (MT), Maceió (AL) e João Pessoa (PB).
É o caso do paraibano Isaque Pontes, convocado para seleção brasileira escolar de handebol. Após o bom desempenho nas Olimpíadas Escolares de 2009, em Poços de Caldas (MG), o jovem de 17 anos foi convidado para defender o Vinicius de Moraes, em Sorriso, no interior do Mato Grosso, onde vive em um alojamento com três jogadores.
- Há dois anos, fui morar em Sorriso a convite do professor Cristiano Fripp em busca de boas oportunidades no handebol. Quero ser jogador profissional - disse o atleta, que iniciou no esporte em uma escolinha na cidade de João Pessoa.
Douglas dos Santos se protege da marcação na final do handebol masculino nas Olimpíadas Escolares Colégio Vinicius de Moares (Foto: Fernando Soutello/AGIF/COB)Douglas salta para fazer o arremesso no ginásio Aecim Tocantins (Foto: Fernando Soutello/AGIF/COB)
Quem também vai participar da etapa de treinos com a amarelinha é o companheiro Douglas dos Santos, ponta esquerda do time.
- Estou muito feliz por ter conquistado o título e a convocação para a seleção brasileira. A 45 dias do campeonato, eu fraturei o braço esquerdo na etapa estadual das Olimpíadas Escolares, ainda não consigo movimentar direito, mas me recuperei muito bem. Queria aproveitar para agradecer à diretora Lúcia Fuga pela oportunidade dessa viagem - disse o jovem, que gosta da música "Garota de Ipanema" e é fã de Vinicius por ele "ter namorado um monte de mulheres". O poeta lírico, apelidado carinhosamente por Tom Jobim de "poetinha", também é conhecido por ser um grande conquistador, e se casou nove vezes.

Nenhum comentário:

Postar um comentário